27.5.11

Uma noite e um dia no museu!


Vivendo em meio uma a cultura dedicada ao consumo, não é raro darmos pouco valor a programas gratuitos que acontecem em nosso "quintal". Pagamos passaportes caríssimos em parques mundo à fora e viramos a página do jornal que mostra as opções de lazer na nossa cidade. Mesmo quando este lugar recebe inúmeras visitas de pessoas de outras regiões. Um destes lugares é o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Em comemoração ao ano Internacional da Astronomia no Brasil, estão acontecendo diversas palestras de interesse geral abertas ao público. Além de noites de observação do céu a olho nú ou com o uso de super telescópios especialmente disponibilizados para o evento.


Nesta quinta-feira, dia 26, levei as crianças para darmos uma espiadinha no céu de Belo Horizonte. A noite estava linda, ideal para a atividade de observação que aconteceu no terraço do museu. E que vista privilegiada se tem da cidade neste lugar! Não precisa nem de equipamento para se deliciar com o momento.
Morei inúmeros anos no Coração Eucarístico, bairro aonde se encontra o museu, e pergunta se eu já havia ido lá? É, realmente, também faço parte da turma que acha que santo de casa não faz milagre. Quanto tempo perdido!


Com os vários telescópios disponíveis, podia se ver o Cruzeiro do Sul, aglomerados de estrelas e o mais comentado de todos: o planeta Saturno e seus anéis. Parece imagem de desenho, não tem quem não se encante.
No sábado, dia 28 de maio acontecerá o evento de encerramento com a presença do Astronauta Marcos Pontes. Haverá um palestra de lançamento do seu livro "Missão Cumprida", com sessão fotos e autógrafos.
Os eventos são promovidos pelo GAIA - Grupo de Astronomia e Astrofísica da PUC. Eles ficam lá completamente disponíveis para dar todo tipo de informação que você quiser.
E independente do Ano da Astronomina no Brasil, eles realizam este mesmo trabalho de observação do céu mensalmente no Parque das Mangabeiras. É só ficar atento a agenda do GAIA através do site ou no perfil do Facebook.


Mesmo não sendo este o objetivo da noite, impossível conter o interesse de todos, adultos e crianças pela parte interna do museu com suas réplicas em tamanho real de várias espécies de dinossauros.


Criado em 1983, o Museu de Ciências Naturais PUC possui uma das principais coleções de mamíferos fósseis da América do Sul. Além de coleções da fauna brasileira atual de mamíferos, aves, réteis, anfíbios e espécies do cerrado. Do terraço observamos os jardins, que além de ser lindo, conta com réplicas ao ar livre. Sem dúvida, nosso próximo programa será fazer uma visita dedicada exclusivamente ao museu em si.
Tirei algumas fotos só para registrar o momento. Impossível não se assustar com o tamanho das ossadas dos bichos. Fiquei imaginando aquilo tudo recheado de carnes e vida. Muito medo!!!


A gente não sabe para qual lado olhar primeiro. Ou se para cima ou para baixo, já que por todo lado há o que se admirar.


Olha a minha Isabela aí se posicionando na escala evolutiva do homem. Que povo feio! E viemos deles!


Então, se você ainda não conhece, mãos a obra e programe já sua visita. Sabe quanto custa? R$ 4,00 (Isto mesmo, quatro reais).
Ah, e o museu oferece ainda, inúmeras atividades nos meses de férias escolares, como oficinas, trilhas e brincadeiras. Sucesso!


Links interessantes:

GAIA - Grupo de Astronomia e Astrofísica.

GAIA no Facebook

Museu de Ciências Naturais PUC Minas

Como chegar ao museu

Um comentário:

  1. Uma verdadeira aula e muito mais interessante!!! O que eu vejo aprendo e o que eu ouço esqueço.
    Beijos Claudinha

    ResponderExcluir