15.4.11

Fora de mim e sem Martha Medeiros


Quando fiquei sabendo da palestra de lançamento do livro “Fora de Mim” da Martha Medeiros, enlouqueci. Mesmo tendo deixado para o último dia um trabalho da pós-graduação, não pensei duas vezes. Passo a madrugada fazendo, mas vou.
Separei câmera fotográfica, agenda, duas canetas (por precaução) e parti. Já me imaginei anotando as frases inteligentíssimas da Martha Medeiros e divulgando em “primeira mão” no blog e no Facebook. Imaginei o momento do autógrafo, a pose para a foto e viajei... Viajei até chegar ao evento e ver que não tinha saído do lugar.
Para facilitar, o horário. Pegar o trânsito no centro da cidade, estacionar, numa quinta-feira às sete da noite, vamos combinar, já é dose para leão. De enlouquecer mesmo, foi a moça do estacionamento fazendo contas hipotéticas para me ajudar a decidir, se era melhor eu pagar por hora ou pernoite.  Coitada, só queria ser gentil, mas o tempo era curto! Saio em disparada rumo ao museu onde seria o evento. De repente, algo estranho. Que tanto de buracos são estes no passeio? Não! Era o salto do meu sapato que havia acabado de se quebrar. Continuei firme, e agora manca, a minha corrida. De longe vejo uma fila do lado de fora. Umas quarenta pessoas na minha frente. Faltavam dez minutos para o início.  Muito zum, zum, zum e ficamos ao todo umas 150 pessoas sem entrar. Como assim?! Dois motivos.
Primeiro, as famosas “carteiradas”.  Inúmeras foram as pessoas que entraram sem fazer fila. Os porteiros explicavam que tinham convites. Outras vezes diziam pertencer ao “núcleo” (???). Fora as que chegaram quase meia hora depois do horário marcado, foram para o final da fila e quando olhamos, já estavam lá dentro. É o famoso jeitinho brasileiro que dá vergonha!
Segundo, o local do evento: o Museu Inimá de Paula. Não tem capacidade adequada para receber uma escritora como ela, de tamanha importância na atualidade. Há quase um mês o mesmo evento foi organizado para receber o querido Rubem Alves. O local? Nada menos que o Palácio das Artes. Os organizadores se desculparam dizendo que não imaginavam uma receptividade tão grande para a Martha. Helloou! Estamos falando de Martha Medeiros! Dona de uma inquestionável legião de fãs. Escritora símbolo da nova geração de mulheres.
Recuso-me a acreditar que a mulher ainda tem um peso menor até nestes momentos. Porque não o Palácio das Artes para a Martha Medeiros?
Lembrei-me do projeto de pesquisa que deixei por fazer para ir ao lançamento. Tema: “A importância que se observa que o site da Revista Época dá ao público feminino como leitor diário de notícias gerais”. Sim, o site está atento a esta multidão de mulheres  representadas nos textos da Martha e nos milhares de blogs na web.
Pois volto eu, sem frases excepcionais, sem fotos, sem livro, sem autógrafo, mas manca e com um pedaço de salto no bolso. Completamente “Fora de mim”.

******************************


Foto do sapato gentilmente usada e pior, adulterada, sem autorização do meu querido Luiz Paulo. São 3 da manhã e não vou conseguir sua resposta agora. Sei que será positiva. Portanto, obrigadinha! http://www.facebook.com/LPzinho


******************************

Trailer do inesquecível Divã, baseado no livro de Martha Medeiros.


3 comentários:

  1. Fiquei chateada por vc...e por mim tbém pq como moro fora do circuito de eventos culturais desta natureza estava aqui esperando sua cobertura sobre o lançamento do livro (sou super fã da Martha). Mas vamos combinar que ficou ótimo o post...hehehehehe...perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Cláudia, vc é muito engraçada, sabe que faz mais de um ano que não escrevo e lendo seu texto, lembrei um pouco das minhas crônicas abandonadas, e até me deu vontade de voltar a escrever. Tenho, agora, um blog de marketing, mas minha paixão maior sempre foram as crônicas sobre o cotidiano. Pois é, a Martha merecia um lugar melhor, e vc não merecia ser passada para trás na fila por gente do "núcleo"...Bjo, Sabrina Jung.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane, oi Sabrina,

    A chateação já passou. Vamos usar aquela máxima feminina: "Não era pra ser!" rsrsrs
    Valeu demais o carinho de vocês. Beijos!!!

    ResponderExcluir