17.3.11

E os homens, sabem dizer não?


Lendo uma coluna do Ivan Martins para a Revista Época, onde ele analisa os típicos comportamentos  masculinos diante de um "não" feminino, não pude deixar de concluir que o problema deles com estas três letrinhas é muito maior do que parece. Se os homens têm dificuldade em ouvir um não, mais ainda  têm em dizer. Pelo menos, um não verbal, literalmente falando. A maioria, fica no campo das sutilezas e muitas vezes até das indelicadezas. O próprio Ivan já se denuncia com a frase "Há várias formas de dizer não, mas uma única forma de ouvir ".
E pensando nestas sutilezas masculinas para "falar" um não, me lembrei de uma funcionária de um restaurante que eu tive há alguns anos. Ela era apaixonada por um vendedor de uma famosa marca de bebidas que nos atendia. Sempre o tratava de maneira muito solícita e cheia de sorrisos na esperança de uma contrapartida por parte dele. Já o rapaz, era impassível, mesmo com toda a simpatia e educação que lhe acompanhavam. Por várias vezes ela questionava o fato dele nunca almoçar por lá e até usava o forte apelo da concorrência para convencê-lo. - Os vendedores da outra marca estão sempre aqui, nos prestigiando e você nunca vem! - Falava isto naquele tom choroso, bem típico de mulher quando quer convencer um cara de alguma coisa. Ou então: - Minha amiga que trabalha no restaurante da rua lá debaixo disse que ontem você almoçou lá... seu traidor... - Pois bem, e não é que passados alguns dias ele apareceu para almoçar? Sim, só que acompanhado da noiva e ainda fez questão de apresentá-la a todos. E a pobre coitada ainda precisou servi-los. A propósito... ele continuou almoçando no concorrente.
Nãos à parte, continuo 100% a favor da atitude, já que a qualquer momento é possível ouvir um "sim" como no vídeo abaixo.


Recomendo:
A coluna do Ivan Martins que não foi unânime: "Quando as mulheres dizem não".
Lindo texto da Tati Bernardi narrado por uma mulher que está diante do cara que já lhe falou um não: Consideração

2 comentários: