11.3.11

Memórias de Lola

Na semana do Dia Internacional da Mulher, conto para vocês a história desta mulher chamada Lola.



Lola nasceu em 1925 na zona da mata mineira. Não bastasse a pobreza em que a família vivia, aos cinco anos já era órfã de pai. A mãe se vendo sozinha com 14 filhos, não teve outra opção senão repartí-los com os parentes. Aos sete anos, com a ajuda de uma irmã, Lola conseguiu voltar para sua casa, pois, não agüentava mais a tristeza da separação.
Mesmo com toda inteligência, pode estudar somente duas cartilhas. A mãe não tinha como comprar uma caneta e um caderno. E aos oito anos os estudos foram interrompidos. Lola precisava ajudar nos serviços de casa.
Era muito feliz ajudando e cantando no coral da igreja. Usava uma fita verde no pescoço como aspirante da Irmandade da Pia União dos Filhos de Maria. Chorou quando teve que devolvê-la. Foi no dia do seu casamento.
Lola se casou aos dezesseis anos. Seu marido com vinte e três já era viúvo e trazia junto sua filha de apenas três anos. O Padre Benevenuto disse: - É uma pena! Lola nem acabou de crescer! - A cerimônia foi simples e a moradia do casal mais simples ainda.
Lola ficou muito decepcionada com a vida de casada. Achava tudo sem graça, tudo esquisito. Casamento era assim? Mas fazer o que? Reclamar com a mãe? Nem pensar. O jeito era rezar e rezar. Lola cumpria seu papel de esposa e não se revoltava com nada que a vida lhe impunha.
Foto atual da 2ª casa onde Dona Lola criou seus filhos.
Em meio à lavoura, a costura para a vizinhança, de ano em ano Lola engravidava. Foram doze filhos, entre nove rapazes e três moças. E claro, muitos abortos. A maioria das crianças estudou pouco, é verdade. Mas longe da cidade, ficava difícil.
Os anos passaram e Lola foi com marido para a capital. Afinal muitos filhos já estavam lá. O essencial não mais era escasso, mas nem por isto a vida tão melhor. Conviveu com a infidelidade em muitos dos 63 anos que esteve casada. Aceitava calada e confortava-se em suas orações.  Muito controverso era o fato do seu marido ter uma personalidade extremamente racista... E Lola ser negra.
Hoje ela está com 86 anos e há quase sete é viúva. Com mais de 30 netos e vários bisnetos ainda sofre com alguns filhos que dão mais trabalho de adulto do que de criança: “Marvada pinga.”
Lola continua alegre e com uma voz de menina sem igual. Dona de uma personalidade tão forte e ao mesmo tempo tão leve até arranjou um pretendente a namorado, mas os filhos não aprovaram de jeito nenhum. E ela, então, "deixou para lá". Todos os dias, assim que o sol nasce anda bons quilômetros. Recolhe todas as garrafas pets que encontra pelo caminho. Vende e doa tudo para a Igreja.
Agora sem marido, pode curtir sua vaidade. Gosta de esmalte da moda, daqueles bem diferentes, verde e tudo mais.  Acreditam que há menos de um mês Lola fez escova progressiva? Usa sempre vestidos coloridos, colares e qualquer outro adereço que lhe encante. Nunca está sem a sua tornozeleira de ouro, acessório marcante nos pés de muitas de suas netas. Vai às festas e não perde uma roda de viola na família. Canta, dança e reclama que os homens “estão muito devagar”.
Toca órgão, faz versos em prosa e já escreveu até as suas memórias, onde fala de Amélia, sua professora que lhe ajudou a descobrir as palavras na “Cartilha da Infância”, “História da Terra Mineira” e no “Livro do Periquito”. Conta como achou linda a decoração com papel de seda trançado em seu humilde quarto no dia do seu casamento. E como se emocionou com a homenagem feita pelo coral com a música “Helena Helena” ritmada pelo som de algumas colheres por toda a noite de festa. Ah... e de como foi bom quando os filhos aprenderam a tocar violão. Era tanta alegria que ela nem viu o tempo passar... 

*****************

Frases que encontrei em “Memórias de Lola”

“A mulher é a obra prima do Universo.”
 “A alegria é um sinal de uma personalidade generosa.”
“A paz depende de você. Está em suas mãos. Ao alcance de todos.”

4 comentários:

  1. Cláudiiaaaa! Estou com os olhos marejados, acredita??? Que lindo este texto que você escreveu! Adoreeeii!!

    Bjs!! =****

    ResponderExcluir
  2. LIndo, uma lição de vida!
    Mostra a grandeza e a força das mulheres, que mesmo em meio às dificuldades não perdem a esperança, a alegria de viver.

    ResponderExcluir
  3. E que em cada uma de nós, exista uma Lola tão cheia de vida e perseverante como essa...
    Texto de muito bom gostoooo...
    A vó vai adorar qdo souberr!!!!
    Bjoss =***

    P.S.: Adorei esses 3 beijinhos virtual q a Diana escreve kkkk

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vocês gostaram.
    O amor à vida vem de dentro e não deve se perder mesmo quando o ar aqui fora está rarefeito.
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir