1.3.11

Terapia, mais separa do que une um casal?


Sei que muitas pessoas resolvem os seus inúmeros conflitos durante a vida de diversas maneiras que não seja necessariamente através de um consultório de psicologia. Mas no meu caso a psicoterapia sistêmica teve um papel fundamental. Lembro-me bem que a frase "terapia mais separa do que une" não me saía da cabeça. E sei de muita gente que não busca ajuda por medo de se separar do companheiro.
Claro, o relacionamento não vai nada bem, a dificuldade em dialogar é explícita, mas a gente sabe que ainda existe amor. Após inúmeras recomendações decidimos procurar ajuda. Esperamos normalmente o que? Que um profissional do assunto nos ajude a salvar nosso casamento e não que tente nos convencer a acabar com ele. A hipótese de pagar alguém para empurrar a vaca de vez para o brejo não é nada do que buscamos. Para isto imaginamos precisar, no máximo, de um bom advogado.
Queremos que ele conserte os nossos companheiros que vieram com inúmeros defeitos de fábrica que primeiro, não observamos muito bem que existiam. Segundo, achávamos ser capaz de repará-los sozinhas. E terceiro, eles, nossos companheiros, precisam muito, muito de ajuda... A gente nem tanto.
Meninas, acordem! A coisa não é bem por aí. Não é fácil enfrentar problemas que muitas vezes estão trancados em velhos baús nos sótãos da nossa alma. Não existe fórmula mágica, mas pode existir a vontade incondicional de fazer de tudo para ser feliz.
Vejo o psicoterapeuta como alguém que vai ajudar o casal a resgatar o que os uniu e por que os uniu. E através de seus inúmeros métodos compreender o porque da crise instaurada. A partir daí acompanhá-los na formulação de um novo contrato de convívio para substituir o que se desgastou em função das inúmeras mudanças que acontecem no decorrer de nossas vidas. Se nas cláusulas deste contrato estará escrito vivendo "juntos" ou "separados" somente os dois é que poderão decidir. Mas, com certeza, construindo uma nova história, através agora, de uma visão muito mais ampliada.
Eu mesma comecei a terapia namorando aquele que já era na época meu ex-marido para logo em seguida retomar o casamento. Hoje passados cinco anos decidimos nos separar novamente, só que com ajuda da terapia foi possível viver este momento de outra maneira. Mesmo sendo um momento doloroso, as atitudes  foram mais maduras. Só que isto já está virando assunto para outros posts. Pois, quando o tema é relacionamento os tópicos são inesgotáveis.  Nos vemos em breve neste mesmo divã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário